Durante este mês desenvolvemos algumas atividades que contribuem muito para
o desenvolvimento cognitivo da criança, trabalhando sua motricidade
fina e ampla, sua ludicidade e também suas noções de lateralidade e coordenação
motora. A coordenação motora fina é usada para manusear pequenos
objetos, coisas que necessitam uma maior delicadeza. Depois ajudara no
desenvolvimento para escrever, pintar, recortar, etc.
Coordenação
motora é a capacidade de usar de forma
mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos),
resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo
de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço,
controlando os movimentos mais rudes. Podemos perceber uma boa coordenação
motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que se demonstra.
Ex.: andar, pular, rastejar, escrever,
rolar, etc.
Coordenação motora fina
A coordenação motora fina é responsável pela
capacidade de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que
estão no nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e
específicos que outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é
usada para escrever, recortar, acertar um alvo (não importando o tamanho) ou
para digitar.
As crianças
aprendem muito mais através de atividades divertidas do
que em aulas tradicionais. Existem uma possibilidade infinita de atividades
relacionadas aos olhos e mãos. Elas podem ensinar às crianças como essas partes
do corpo trabalham juntas para a realização de tarefas úteis. Elas também podem
ajudar a melhorar a coordenação entre os olhos e as mãos dos pequenos,
estimulando o desenvolvimento positivo da criança.
Atividade desenvolvida pela
professora Cléia e assessora Agnes do Nível I - 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário